O regresso à cozinha com Panquecas Americanas

Aos poucos e poucos, depois de uma semana bastante debilitada ao nível dos pulmões começo a regressar à cozinha. Ao sentir-me com forças, decidi que tinha de aproveitar o meu dia da semana favorito, o domingo, e preparar algo especial para a minha refeição favorita do dia, o pequeno-almoço. Mais do que matar saudades da cozinha e da confusão em que ela vive permanentemente, determinei que tinha de confeccionar algo especial e fora do habitual para mimar quem durante uma semana tratou tão bem de mim. Inspirei-me numa receita do Jamie Oliver de panquecas americanas para alterar um bocadinho a rotina matinal. E posso-vos dizer que o bom humor que se viveu à mesa iluminou todo o domingo.

Ingredientes para cerca de 4 a 6 doses
3 ovos grandes
115gr de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento be cheia
90ml de leite

Separamos as gemas das claras. Numa tigela misturamos as gemas, a farinha, o fermento e o leite até obtermos uma massa lisa e espessa. Batemos as claras  até formarem picos suaves. Envolvemos as claras na massa. Aquecemos uma frigideira anti-aderente em lume médio. Deitamos três colheres de sopa na frigideira e fritamos durante uns minutos até começar a ficar dourada e firme. Soltamos a panqueca e com uma espátula viramo-la. Continuamos a cozinhar até ambos os lados estarem dourados. São muito boas servidas com xarópe de ácer ou para os mais gulosos com calda de mel e chocolate negro.



Sem comentários