Bolo de Arroz

Detesto estar doente. Não devo estar sozinha neste sentimento, claro. Dúvido que alguém goste de se sentir debilitado, enfraquecido, desgastado. Há já dois anos que conseguia passar incólume à época das gripes. Mas este ano atacou-me com força. Dizem os entendidos que o virus sofreu uma mutação e que a estirpe que está a atingir Portugal é mais agressiva que o habitual. No trabalho, eu resisti, e resisti. Acabei por ser dos últimos elementos a sucumbir. Paciência. Não sei se vos acontece o mesmo. Depois da habitual sintomatologia se instalar, sei que tenho de ir à cama quando todos os meus pensamento vão para os mimos dos progenitores e para o calor do seu afecto cuidador. Quando o corpo e a mente se unem nesse pedido sei que não me livro de caldos quentes e mantas fofinhas. E claro, aproveito para me queixar muito à mãe, ao pai, à irmã, ao namorado e sacar muito mimo. Nem tudo é mau. No entanto, hoje, apesar dos sintomas e apesar de me ter refugiado em casa, não pode ficar totalmente ausente do trabalho. Enquanto enviava emails para os colegas de trabalho e o meu estômago andava às voltas, ora mal disposto, ora cheio de fome, ora novamente mal disposto, desejei um chá de gengibre bem quentinho como estes bolos de arroz a acompanhar. Quando era miúda, e a barriga pregava algumas partidas, a minha avó comprava ao padeiro ambulante um bolo de arroz para me reconfortar o corpo e a alma. E que falta, hoje, essa iguaria me fez.



Ingredientes

150g de açúcar
120g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
200g de farinha de arroz
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Batemos o açúcar com a manteiga até obter um creme homogéneo. Acrescentamos os ovos, um a um, e por fim juntamos o leite. Mexemos bem. Incorporamos de forma suave a farinha e o fermento na mistura dos ovos. Batemos até obtermos uma massa lisa. Deitamos a massa me formas apropriadas até ao topo e polvilhamos com açúcar. Levamos ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os bolos estarem cozinhados e dourados.

Sem comentários