Bolo de Chocolate e Castanhas

Não gosto de castanhas. Também, não gosto de começar um post de forma negativa. Mas esta é a única maneira de por a questão. Não gosto de castanhas.

Lembro-me de ser pequenina e de as comer cruas. Porém, também me recordo de os mais antigos me dizerem que castanhas cruas criam piolhos. É óbvio que nos dias de hoje entendo, perfeitamente, que tal não faz sentido. Provavelmente, esta seria uma expressão apenas para desencorajar os mais pequenos a comer as castanhas cruas.

No entanto, não é por algum trauma infantil que não aprecio este fruto. Na realidade, não aprecio a consistência delas, quer assadas, quer cruas.

Contudo, não imaginam a vontade que tinha de por em prática uma receita com castanhas. Pensei e pensei....e nem de propósito...o meu livro favorito de receitas docinhas (Bolos para a Família, de Sarah Randell) abriu-se quase que por mágia na sugestão que eu procurava: Bolo de Chocolate e Castanhas.

Confesso, fiquei completamente rendida. Este é um bolo muito leve, uma vez que não contém farinha. Além disso, o aspecto semi tosco com o cacau em pó por cima é lindo.

Gostando ou não gostando de castanhas, experimentem e deixem-se surpreender.

Ingredientes
200gr de chocolate preto (com 70 por cento de cacau) partido em bocados
175gr de manteiga sem sal, cortada em cubos
5 ovos grandes (as claras separadas das gemas)
175gr de açúcar branco refinado
200gr de puré de castanhas sem açúcar
1 pitada de sal
Cacau em pó para polvilhar

Aquecemos previamente o forno à tempratura de 180ºC. Derretemos o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria. Mexemos até ficar derretido e com uma consistência macia e acetinada. Tiramos do lume e deixamos arrefecer ligeiramente. Batemos as gemas com 100gr de açúcar e o sal durante cinco minutos, até obter uma textura parecida com a de uma mousse e uma cor esbranquiçada. Juntamos o puré de castanhas com a mistura das gemas. Batemos as claras em castelo, numa tigela grande e limpa. Juntamos o resto do açúcar, aos poucos. Com uma colher grande de metal, envolvemos aos poucos, a mistura do chocolate com a das gemas. Por fim, acrescentamos as claras em castelo. Mexemos com extrema suavidade para manter tanto ar na massa quanto for possível. Deitamos a massa na forma já preparada e levar ao forno durante  40 a 45 minutos. Deixar arrefecer na forma. É provável que o bolo abata no meio, o que é normal. Polvilhar o bolo com cacau em pó.

Sem comentários